Em 2001, um grupo de executivos foi reconhecido com o prêmio “CEO do Futuro”, pela Revista Você S/A, FIA e Korn/Ferry. Os vencedores deste prêmio e eleitos como potenciais CEOs, tinham o sonho de desenvolver jovens para uma carreira de sucesso. Um pouco mais de ano após, em 2002, foi formalizada a ONG e nasce o Instituto CEO do Futuro.
O foco inicial estava em desenvolver adolescentes de Ensino Médio, de escolas públicas, por meio de um programa anual, cujo objetivo era inspirá-los a persistir na escolha da carreira e na busca de uma vaga na universidade. Este projeto resultou na aprovação de alguns destes adolescentes em universidades públicas.
Em 2005, o novo conselho da ONG, composto majoritariamente pela turma de “CEOs do Futuro” de 2003, decidiu que poderia melhor contribuir com a sociedade, direcionando as ações do instituto para estudantes universitários, visando reforçar o foco na redução da desigualdade de oportunidades para os jovens talentos, prioritariamente oriundos de classes menos favorecidas, para que estes jovens pudessem se tornar igualmente competitivos com os que têm mais oportunidades.
Assim, em 2005, o principal objetivo social passou a ser o de elevar a empregabilidade dos jovens universitários brasileiros, de forma a reduzir a desigualdade de oportunidades socioeconômicas, por via de um programa de desenvolvimento pessoal e profissional totalmente gratuito, composto por encontros presenciais e por um projeto extraclasse: a “Academia de Talentos do CEO do Futuro”, lançado em 2006.”